Se a vida te der limões, faça uma limonada

março 04, 2017

A palavra RESILIÊNCIA ganhou destaque no ano de 2016, palavra esta, que se resume na capacidade de se readaptar aos muitos altos e baixos que a vida dá. Algumas pessoas, devido a sua personalidade e ao seu temperamento, têm mais facilidade de adaptação, outras menos. Contudo, seja essa capacidade escassa ou abundante, todos nós a temos. Somos, sim, capazes de ser resilientes e tirar proveito de tudo o que a vida nos submete.

Quando eu era mais nova, ouvia direto na escola a frase: "Se a vida te der limões, faça uma limonada". E meditando com certa profundidade a respeito, uni essa frase ao conceito de resiliência, e resolvi trazer ao blog, uma espécie de "receita de limonada" para nos ajudar a não estacionar frente aos obstáculos da vida.

Para fazer, então, uma limonada, precisamos, basicamente, de limões, água e açúcar. Assim, considerando, que o nosso ingrediente principal é o limão, iniciemos, pois, nosso processo de coleta.


Nem só de momentos felizes vivemos, mas, também, de sofrimentos e dores. Tudo isso faz parte da nossa humanidade, do que somos, e são como estratégias para nos fortalecer e aumentar a tal capacidade de resiliência, que eu falava no início deste post. Se não aprendermos a levantar depois de cada tombo, viveremos sempre no chão, rastejando, levando uma vida inferior ao que somos chamados a viver, e pior, sendo infelizes. Por isso, é preciso aprender a se levantar sempre, e a superar os desafios, pois estes só acabam quando a  vida termina.

Então, como já devem ter percebido, ao longo da vida nos atiram muitos limões, o limão do desemprego, da traição, da decepção, da doença, da tristeza profunda, do desânimo, dos traumas, das crises... São muitos! Às vezes nem sabemos explicar da onde vêm e porque vêm. E nos sentimos, de certo, injustiçados e humilhados. Mas, é importante não deixar que estes limões fiquem pelo meio do caminho da  nossa história, para que não apodreçam e nem manchem o nosso passado. É necessário colhê-los!

Colher o limão, é o primeiro passo para uma limonada, ou seja, para enfrentar as situações complicadas da vida, o primeiro passo é acolher esse determinado acontecimento. Entender, muitas vezes, não será possível, mas é preciso acolher em nosso coração. Não somos donos do tempo, e nem tudo está em nossas mãos. Inevitavelmente, coisas desagradáveis vão acontecer sim. 
De que adianta remoer algo ruim dentro de nós, e repetir mil vezes "e SE eu...", "e SE ele...", "e SE isso..."? O que está feito, está feito! O que vai resignificar a nossa vida de agora em diante, é o acolhimento, a aceitação, e a partir daí, as atitudes de superação que eu e você vamos realizar. 

Depois de colhido, devemos espremer o limão, retirar o seu suco, a sua parte boa. Em tudo há algo bom! Ah, você, por exemplo, ficou desempregado por um período. Será que notou que ficou mais tempo com os filhos? Que pôde se dedicar a algo novo, um projeto diferente? 
E a traição? Doeu! Mas isso o fez cuidar mais de si, a ter mais amor próprio, a se valorizar e a se respeitar... A tristeza o ensinou a sorrir, e provou que o melhor remédio para sair do fundo do poço é descobrir pessoas que se importavam com você e você nem imaginava! 
Na doença, por exemplo, você notou que haviam amizades que não eram verdadeiras, que não valiam apena. E nesse momento delicado, só os essenciais permaneceram ao seu lado. Foi como uma prova de fogo, pela qual só passaram os que te amam de coração sincero.
E o trauma que o impedia  de viver o presente? Ah, ele o fez procurar por um psiquiatra, um psicólogo. Na terapia você pôde se conhecer mais e entender melhor quem você é, quais são os seus limites... O que te faz bem, o que te faz feliz...

Enfim, são todos exemplos de realidades muito frequentes em nosso dia-a-dia, para nos levar a refletir com os fatos de nosso próprio cotidiano. Com esses exemplos, quero lembrar, também, que não importa o limão que a vida nos jogou, importa o que decidimos, livremente, fazer com ele. Obviamente, esse ato de tirar proveito dos males que passamos é muito mais difícil e complexo do que aparenta, e pode se tornar um percurso mais longo e dolorido que esperamos, contudo, decidamos por vencer. A vitória começa no otimismo, no pensar positivo. Queira, deseje e faça! Esprema os limões. Veja amor na dor.

E então, quantas coisas boas podemos enxergar, quantas superações, quanto aprendizado, quanta gratidão? Quantos limões espremidos? Quanto suco?! Agora sim estamos prontos para finalizar a nossa limonada. Coloquemos, pois, a água para purificar as mágoas, as marcas negativas, e o açúcar do amor para adoçar todo o azedume, para dar um novo sabor e um novo sentido a tudo que foi vivenciado até aqui. Desfrute a sua limonada, contemple sua força interior. 

A vida irá lhe dar outros limões, é certo, mas agora você já sabe o que fazer com eles e lidará melhor e com mais facilidade nos processos de sua nova limonada. Lembre-se, nada pode apagar o que já aconteceu na sua vida, nem mesmo o tempo. Tudo o que já te ocorreu faz parte da sua história, quer você queira ou não. Tenha, portanto, orgulho das suas lutas e busque ser resiliente. Não deixe limões para trás, não espere que o tempo cure algo que você, e apenas você, precisa enfrentar. 

_____________________________________________________________
Créditos de texto e imagem à Juliana Wulpi, autora deste blog. Lembre-se, plágio é crime.

Gostou? Quer opinar? Deixe seu comentário!  

Leia também

37 comentários

  1. Muito bom o texto, Juliana! Parece que nem sempre temos todos os ingredientes ou utensílios para transformar estes limões em limonada, não é mesmo? Talvez alguns apodreçam antes de conseguirmos fazer a limonada, mas o importante é ter este objetivo sempre em mente e ao menos tentar.

    New in Makeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente colocação Fê! O objetivo é sempre coletar todos os limões, mas, realmente, alguns vão apodrecer, e até nesses casos precisamos ser resilientes, lidando com as manchas em nosso passado!

      Excluir
  2. Meu Deus como esse texto falou profundo comigo 😢😢😢
    De verdade mesmo, hoje passei por uma situação onde recebi "um saco de limonadas" e com essa alindas palavras suas me consolaram 😥😥
    Amei o texto e vou compartilhar 😘
    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juh saber que minhas palavras serviram de consolo para você! Veio em uma boa hora então, o texto <3

      Excluir
  3. Perfeito esse texto. Infelizmente a sociedade hoje acaba por sofrer do mal da ansiedade e parar na vida como quem para em uma grande fila de problemas e mágoas e não tenta dar a volta por cima. Adorei seu texto, tema super atual. Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Júlia, a ansiedade faz como que as pessoas sejam imediatistas até mesmo quando o assunto é superar. Querem que a dor passe logo e não desfrutam nem mesmo desses momentos!

      Excluir
  4. Quanta sensibilidade e sabedoria um texto só concordo com tudo que foi mencionado,parabéns pelo trabalho seu blog é realmente incrível.
    Www.colecionandosaudades.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriella pela contribuição aqui no blog. Volte mais vezes!!

      Excluir
  5. Você escreve bem demais! 2016 foi um ano difícil pra todo mundo, né? Mas é isso aí, o importante é levantar a cabeça e estar pronto pra próxima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai que texto M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O é esse ein Juliana? Adorei♥
    Sucessos para você e o blog♥
    Vou compartilhar esse post com meus contatos do whatsapp rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhe mesmo! Obrigada seu lindo haha <3

      Excluir
  7. Que incrivelmente incrível seu texto, cada palavra bem encaixada com o contexto e super reflexivo. As vezes nos fechamos quando algo negativo acontece sem nos darmos conta, quanta coisa pode acontecer a partir de um fracasso. E o ditado dos limões sem dúvida se adequa bastante em tirarmos proveito do que temos para conseguirmos ir mais além.

    Fiquei mega encantado com a delicadeza das palavras e da forma clara que mostrou todos problemas e soluções para nossas reflexões.

    Parabéns pelo conteúdo, amei real oficial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais amor Gui. Eu que to encantada com sua delicadeza. Obrigada por casa palavra e volte mais vezes para ler outros posts! Abraço <3

      Excluir
  8. Este é o post mais incrível que eu li! Confesso que quando algo me derruba eu tendo a ficar no chão por muitos e muitos dias. Mas depois deste post eu vou tentar pensar no que você citou "O que está feito, está feito!". Acho que a parte mais dificil, para mim, é sempre tirar algo bom da situação, mas tentarei.
    Amei demais seu texto, você escreve muito bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo Marcela! O que está feito, está feito. Basta aceitar, aprender e seguir em frente. Cair é certo, mas precisamos levantar também né? Força nas suas tentativas, e no que o blog puder ajudar, tire proveito <3

      Excluir
  9. Adorei a frase, porém nunca tinha ouvido mas uma limosa é maravilhosa né, eu sou daquelas pessoas que não gosta de demostrar quando estou mal. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desfrutar de uma limonada é tudo de bom. E não tenha medo de demonstrar seus sentimentos, mesmo quando está mal, tudo faz parte do que somos, da nossa humanidade!

      Excluir
  10. Olá, Tudo bem? Simplesmente arrasou no post achei muito legal seu texto adorei, muito profundo ótimo para refletir e até para um bom debate, o negocio é sempre seguir em frente tudo é aprendizado, seja boa ou ruim.
    Abraços e Sucesso!
    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí moça! Obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vinda ao meu cantinho <3

      Excluir
  11. Menina, não fazia ideia que essa frase tão simples pudesse ser dissecada assim com tantos detalhes. Você escreve muito bem!
    De fato, precisamos aprender diariamente a fazer limonadas, senão enlouquecemos.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Kemmy! Precisamos fazer muuuuitas limonadas, se não a gente pira ahah

      Excluir
  12. menina, foi o melhor texto que li hoje, seu ponto de visto, tão sensível, sábio e inteligente, obrigada por esse post, eu estava precisando disso, desejo muito sucesso ao blog, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouwn Lily, obrigada! Fico muito feliz que ele tenha te ajudado <3

      Excluir
  13. Achei lindo demais o seu texto e o jeito como você refletiu sobre esse dito popular. Sem dúvida, foi um dos mais belos que já li até agora, com todo o cuidado que teve de colocar cada detalhe que passamos nas nossas vidas. Cada um de nós temos os nossos problemas, o importante é não os ver como uma forma de obstáculos ou fracasso. Mas sim, procurar formas de como superá-los e assim, tirarmos proveito disso, através de nossa maturidade.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Amanda, neste processo maturidade é tudo. Ótima colocação <3

      Excluir
  14. Realmente muito bom esse texto, fala muito da nossa atualidade. Resiliência é necessário por mais que a adaptação seja um pouco mais demorada! Confesso que tinha muitas dificuldades com os tombos que a vida me deu mas hoje posso dizer que deles fiz bons caminhos! Amei o post bjsss

    ResponderExcluir
  15. otimo texto, no incio fiquei pensando onde ela quer chegar? -Pessoa ansiosa! mais daí ao longo do texto fui percebendo, nossa já jogaram tantos limoes em mim que eu precisaria da usina de cana de açucar para pode deixar a minha limonada docinha. mais enfim parabéns pelo otimo argumento muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que isso me lembrou? Uma passagem da bíblia, se você quiser ler tudo o entendimento fica melhor, mas diz assim: "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações, basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)

    Isso quer dizer tudo o que você disse, praticamente. Jesus nos ensina que devemos viver um dia de cada vez e, trazendo a sua referência pra cá, ele nos ensinou que devemos cuidar dos limões de hoje e, somente depois, pensar nos limões de amanhã.

    Será que deu pra entender? kkkk

    Eu amei seu texto, obrigada por essa lição! <3

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto no meu caso eu sempre brinco e falo que "Se a vida te der limões,faça uma caipirinha" mas a limonada também é válida por que as 2 são maravilhosas tanto na real quanto no sentido do texto. Tirar algo bom de uma situação ruim todos podemos mas nem todos conseguimos. Passei por uma situação muito ruim em fevereiro e agora que estou me recuperando ,de qualquer forma estou me refazendo, tive resiliência, essa palavra se encaixa com a situação certinho mesmo. Bjs e boa sorte com o Blog 😗

    ResponderExcluir
  18. Genteeeee, gostei muito do seu post!! Amei a analogia!! Sim, precisamos colher, espremer, desfrutar... Tudo na vida. É necessário sempre ver o melhor de cada situação.

    ResponderExcluir
  19. Ju, que texto lindo! Estou cada vez mais apaixonada pelo teu blog! Você escreve muito bem e manda bem demais nas palavras! Esse texto foi uma ótima forma de exemplificar a frase! Buscar resiliência sempre! Amei muito! Parabéns!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  20. Que texto mais amor, extremamente impecável. Diversas vezes fiquei no ...e se? e se? e é a pior coisa do mundo, pois não conseguimos analisar o que está na nossa frente, o que pode ser feito a partir das frustrações, o que pode ser tirado de bom, como você mesmo disse. Amei demais, uma ótima reflexão.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Incrível seu texto, foi escrito com sensibilidade que parecia ter sido feito para minha pessoa rs. E com toda razão tudo que nos acontece tem um motivo de força maior e as vezes para nosso bem, uma traição me transformou em uma nova pessoa.
    Adorei as suas palavras. Bjos

    ResponderExcluir
  22. Excelente reflexão Ju, as vezes vemos as dificuldades como barreiras para os nossos sonhos, precisamos fazer das dificuldades pontes, que nos levarão ao nosso sucesso, eu costumo usar todos os limões que a vida me joga pra fazer uma deliciosa limonada no momento da vitória, precisamos sempre aprender com os nossos erros, nossas frustrações, porque somente a partir dai conseguiremos crescer, afinal os erros nos fortalecem!

    ResponderExcluir
  23. Seu texto foi impecável, uma grande inspiração a todas as pessoas, evidenciando e mostrando a verdade sobre as dificuldades, lutas e como isso nos afeta, mas seguir em frente é sempre a melhor escolha. Parabéns pelo texto maravilhoso e pelo blog sensacional. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  24. Cara! Você consegiu me fazer uma reflexão tão gostosa de tudo que já ocorreu ou vem ocorrendo na minha vida. Passei por momentos dificeis cheguei a um certo tempo em desistir literalmente da vida, mas, Deus sempre colocou na minha vida pessoas que desejam fazer o bem, ser o bem que conseguiram me tirar dessa fossa e fazer com que me erguesse novamente. Mas, como você mesmo diz em um trecho do texto "Devemos sempre levar o aprendizado que tivemos com os nosso erros e decpeções" e é isso que temos que fazer mesmo, pensar sempre lá na frente, no meio desses obstaculos, haverá uma luz que te fará enchegar a beleza que é vida. Incluive, gostaria muito de publica esse teu texto em meu blog, claro, dando os devidos creditos. O mundo precisa de pessoas com posicionamento iguais aos teus!

    ResponderExcluir

Curta a fanpage

Seguidores